domingo, 23 de fevereiro de 2014

Funções

 Funções
    As funções são referências essenciais para o desenvolvimento de um projeto usando o Arduino,
principalmente para os iniciantes no assunto. Essas funções já implementadas e disponíveis em bibliotecas direcionam e exemplificam as funcionalidades básicas do microcontrolador.
Temos como funções básicas e de referências seguintes funções:

Digital I/O
      pinMode() digitalWrite() digitalRead()
Analógico I/O
     analogReference() analogRead() analogWrite() - PWM
Avançado I/O
      tone() noTone() shiftOut() pulseIn()
Tempo
      millis() micros() delay() delayMicroseconds()
Matemática
      min() max() abs() constrain() map() pow() sqrt()
Trigonométrica
      sin() cos() tan()
Números aleatórios
      randomSeed() random()
bits e Bytes
      lowByte() highByte() bitRead() bitWrite() bitSet() bitClear() bit()
Interrupções externas
      attachInterrupt() detachInterrupt()
Interrupções
      interrupts() noInterrupts()
Comunicação Serial


 Bibliotecas
O uso de bibliotecas nos proporciona um horizonte de programação mais amplo e diverso
quando comparado a utilização apenas de estruturas, valores e funções Isso e perceptível
quando analisamos os assuntos que são abordados por cada biblioteca em específico. Lembrando
sempre que, para se fazer uso de uma biblioteca, esta já deve estar instalada e disponível na
sua máquina. Temos as seguintes bibliotecas de referência:

EEPROM - para reprogramar a memória de armazenamento permanente.
Ethernet - para se conectar a uma rede Ethernet usando o Arduino Ethernet Shield.
Firmata - para se comunicar com os aplicativos no computador usando o protocolo Firmata.
LiquidCrystal - para controlar telas de cristal l quido (LCDs).
Servo - para controlar servomotores.
SPI - para se comunicar com dispositivos que utilizam a Serial Peripheral Interface (SPI).
SoftwareSerial - para a comunicação serial em qualquer um dos pinos digitais.
Stepper - para controlar motores de passo.
Wire (Two Wire Interface { TWI/I2C) - para enviar e receber dados através de uma rede
de dispositivos ou sensores.

Temos como referência também, o uso de bibliotecas mais específicas. O que é de extrema
importância quando se faz o uso do arduino com um enfoque em uma determinada área. Como
por exemplo:

Comunicação (redes e protocolos)
    Messenger - para o processamento de mensagens de texto a partir do computador.
    NewSoftSerial - uma versão melhorada da biblioteca SoftwareSerial.
    OneWire - dispositivos de controle que usam o protocolo OneWire.
    PS2Keyboard - ler caracteres de um PS2 teclado.
    Simple Message System - enviar mensagens entre Arduino e o computador.
    SSerial2Mobile - enviar mensagens de texto ou de e-mail, usando um telefone celular.
    Webduino - biblioteca que cria um servidor Web (para uso com o Arduino Ethernet Shield).
    X10 - envio de sinais X10 nas linhas de energia AC.
    XBee - para se comunicar via protocolo XBee.
    SerialControl - controle remoto atrav es de uma conexão serial.

Sensoriamento
    Capacitive Sensing - Transformar dois ou mais pinos em sensores capacitivos.
    Debounce - Leitura de ruidos na entrada digital.

Geração de Frequência e de Audio
    Tone - Gerar ondas quadradas de frequência de áudio em qualquer pino do microcontrolador.

Temporizaçãoo
    DateTime - Uma biblioteca para se manter informado da data e hora atuais do software.
    Metro - Ajuda ao programador a acionar o tempo em intervalos regulares.
    MsTimer2 - Utiliza o temporizador de 2 de interrupção para desencadear uma ação a cada N ms.

Utilidades
    TextString (String) - Manipular strings
    PString - uma classe leve para imprimir em buffers.
    Streaming - Um método para simplificar as declarações de impressão.

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